Como mudar os hábitos?
- Erica Rodrigues
- 4 de out. de 2022
- 2 min de leitura
"Um hábito é uma escolha que em algum momento tomamos deliberadamente, e depois paramos de pensar a respeito. Porém, continuamos fazendo, às vezes todo dia".
Charles Duhigg.

Na psicologia, há diversas teorias que envolvem estágios, os estágios promovem precisão e previsibilidade, com a mudança de hábito não é diferente. Sabemos por uma série de estudos, que somos seres individuais, no entanto, existe um consenso entre os humanos, todos nós desejamos realizar alguma mudança, por mais satisfeitos que estejamos, pois o desejo faz parte da vida, é ele que nos move e impulsiona. Mas a verdade é que mudar não é tão fácil, exige clareza e constância, e muitos acabam se frustrando por não conseguir realizar o que deseja, existe uma distância entre o desejo e a mudança, e essa distância pode conter alguns erros que muitos de nós compartilhamos.
O primeiro deles é a ideia de que a mudança só é possível através de uma grande ação. Queremos mudar de repente, no entanto, a mudança mais sólida se dá por melhorias diárias.
O segundo erro é considerar a meta mais importante que o processo, James Clear diz, que o processo é mais importante do que as metas, pois as metas se referem ao resultado e o processo é o que possibilita alcançar o final.
O terceiro é a ordem que antecede a mudança. Um psicólogo chamado James Prochaska desenvolveu o modelo transteórico da mudança comportamental que são os cinco estágios; pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção.
Pré-contemplação: É um estágio de negação, a pessoa não considera necessário mudar, porque ela não enxerga o problema, um exemplo, disso é a pessoa com um determinado vício, mesmo as pessoas próximas alertando, ela não percebe a necessidade ou não deseja mudar.
Contemplação: Nesse estágio a pessoa já considera a mudança como algo necessário, mas apresenta uma certa resistência, aqui a pessoa reconhece o problema, mas ainda não partiu para a ação.
Preparação: Esse estágio, como o nome propõe, a pessoa desenvolve um plano ou estratégia para realizar a mudança. Exemplo: digamos que a mudança que a pessoa deseja seja fazer atividade física, nesse momento ela liga na academia e define horários.
Ação: Nesse estágio a pessoa coloca em prática, ou seja, ela realmente começa a fazer atividade física.
Manutenção: Esse estágio é tão importante quanto os demais, pois iniciar uma mudança não garante que ela será mantida. Nesse estágio a pessoa precisa recompensar o processo e se recompensar pelo esforço.
"Muitas pessoas desejam mudar, mas algumas vezes, não acredita que é capaz".
Então segue alguns princípios fundamentais para te ajudar no seu processo;
Seja empático com o seu processo e busque entender porque tem sido tão difícil para você;
Avalie se os seus pensamentos condizem com os fatos, muitas vezes acreditamos que não somos capazes, antes mesmo de tentar;
Analise quais são as suas maiores resistências e comece a mudar gradualmente;
Fortaleça sua autoeficácia a cada evolução, afinal o processo é mérito seu;
Se comprometa com você mesmo e não dependa do outro para te motivar.
"Muitos de nossos resultados são consequências tardias dos nossos hábitos, por isso devemos nos preocupar mais com a processo atual do que com os resultados imediatos". James Clear.
By: Fernanda Sousa
Comments