O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?
- Erica Rodrigues
- 2 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Na psicologia existem diversas abordagens, sendo chamadas de psicodinâmicas, humanistas e as cognitivas e comportamentais.
Então, vamos lá conhecer um pouquinho mais da terapia chamada de TCC.

Na década de 1960 as teorias psicanalíticas dominavam a psicologia clínica e psiquiatria, as teorias psicanalíticas você deve conhecer principalmente o nome de Freud que foi o promissor da abordagem.
Mas, a partir da década de 1970 começou nos Estados Unidos um movimento questionando qual era a eficácia da abordagem psicanalítica para o tratamento dos transtonos mentais. Foi então, que algumas teorias cognitivas começaram a surgir, sendo a Terapia Racional Emotiva de Albert Ellis (1962) uma das primeiras.
Foi no período de 1959 e 1979 que Aaron Beck (considerado o pai da TCC) que era psicanalista de formação, junto com seus colaboradores desenvolveu e sistematizou o modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental.
Aaron Beck e seus colaboradores inicialmente sistematizaram a terapia cognitiva para tratamento dos transtornos depressivos, de forma estruturada, curta duração e voltada para o momento presente, eles iniciaram com a depressão, pois Aaron Beck percebeu um grande padrão cognitivo em seus pacientes depressivos.
Hoje existem vários modelos de terapia que foram derivadas do modelo Beck, porém com formulações e ênfase no tratamento de forma diferente, elas são conhecidas como Terapias de Terceira Onda ou Contextuais, que se tornaram assim como a TCC padrão ouro para tratamento de diversos transtornos mentais.
Desde então, a TCC tem sido amplamente testada e são publicados diversos estudos científicos, até o momento mais de 2.000 estudos já demonstraram a eficácia da TCC não apenas para o tratamento dos transtornos mas também para previnir ou reduzir recaídas.
Esse é um breve relato da história e do que é a TCC, algo bem introdutório mesmo, mas me conta aqui nos comentários, o que você achou de conhecer um pouco mais a abordagem?
Referencias:
BECK, Judith S. Terapia Cognitivo-Comportamental: teoria e prática. Artmed Editora, 2022.
RANGÉ, Bernard et al. Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais um diálogo com a psiquiatria. Artmed Editora, 2011.
Comments